Saiba mais sobre a entrada do Vasco nos E-Sports


Quem aí gosta de E-Sports? Eu particularmente amo. Costumo acompanhar geralmente ligas de Counter Strike, Rainbow Six e as vezes League of Legends e por muitas vezes, temos mais segurança que no nosso esporte preferido. É claro que essas modalidades não estão para destruir o esporte que conhecemos, mais apresentar uma nova fórmula de entretenimento. 

Isso começou quando o primeiro Counter Strike fez sucesso (sua versão 1.6) que começou com um mod (que é uma modificação de um jogo já existente) do famoso game Half Life. Logo, o jogo adquiriu tanto sucesso que as possibilidades se se criarem jogadores profissionais se abriram e hoje, temos não só o querido CS como até ligas de jogos eletrônicos de celular, como Clash of Clans, Arena of Valor, Mobile Legends e outros.

O saco de pancadas do Vasco foi o primeiro time do Rio a visualizar o futuro. Começando com um time de League of Legends (um dos jogos mais populares dos últimos tempos, com ligas sendo assistidas por milhares de jogadores ao redor do mundo); Mas o Flamengo não é o primeiro a ser um clube de futebol a ter um time de e-Sports, pois o Santos já tinha formado um time de Rainbow Six. Mas, é lógico que em breve - alguns times brasileiros vão entender o quanto os esportes eletrônicos dão lucro (e posso dizer com toda a certeza porque eu sou um fã dessa modalidade!)

Ontem, foi compartilhado aqui no blog o patrocínio da Konami. Famosa empresa dona de franquias de sucesso como Yu-Gi-Oh!, Castlevania e do famoso game de futebol PES (Pro Evolution Soccer). Cujo o Vasco participa todo ano, além de ter no próprio jogo, o estádio de São Januário. O patrocínio na verdade, seria para a construção do time do Vasco numa liga de e-Sports da própria empresa japonesa, que seria campeonatos de PES.

Times de esportes eletrônicos são como times de futebol, eles possuem várias modalidades (que no caso, são diferentes jogos). Muitos, no caso, passam 8 horas treinando na frente do computador para que durante as partidas, cheguem perto da perfeição. Então, se a pessoa gosta muito de um game - é bem provável que ela curta assistir os profissionais da área em um nível muito mais alto. Algo que muitos fãs de futebol fazem ao assistir a Champions, por exemplo. Procurando o maior nível de futebol disponível.

Se o Vasco montar sua divisão de jogos, pode ser que a partir do sucesso - ter dinheiro em caixa para investir em outros jogos. (Não estou dizendo que isso vai acontecer, principalmente, porque não importa se temos história no esporte, pois, no E-sports, seria como começar do zero. Principalmente porque há times muito fortes no mercado, que investe pesado em estrutura!) Mas, tudo parece ser pelo bem do Vasco. O início do retorno aos dias de glória, acredito eu!

No twitter do vice presidente de Marketing do Vasco, Bruno Maia afirmou com detalhes sobre a divisão de e-sports do cruzmaltino.

PES é o nosso jogo! Reconhece nosso valor, valoriza nosso clube, apresenta nosso estádio lindamente e, agora, nos patrocina. Vamos abraçar, aderir, bombar os caras de comentários bacanas e vamos com tudo. Uma pequena conquista, mas importante essa de hoje.Agradecimento a toda a diretoria e, em especial, à equipe de marketing. Negociação que vem de muito tempo, que já tá acordada desde março - sempre previsto pra começar em julho, mas por motivos estratégicos da Konami não podia ser divulgada - e que, mesmo assim, nada vazou. Mais uma vez.Essa é a seriedade e o profissionalismo que o mercado espera e que é possível praticar. Obrigado especiais ao Carlos Costa e ao Fábio Monterosso que foram irretocáveis na condução. Que equipe sensacional! É sorte demais termos conseguido juntar um time desses no marketing nesta gestão.À torcida, importante frisar que nada tá sendo tirado do futebol pra iniciar os e-Sports. Pelo contrário. É parte da receita do patrocínio q é para ser usada na ativação da modalidade, q se torna auto sustentável ainda que começando em pequena escala, mas nasce com profissionalismo.

Nenhum comentário

Vascaínos na Web. Tecnologia do Blogger.